Cristina anuncia projeto de ‘Central Park’ em Buenos Aires
Torre de 335 metros de altura faz parte do projeto que consumirá 2,5 bilhões de pesos argentinos e já deu origem a vários memes







A presidente Cristina Kirchner não se cansa de buscar formas de tirar o foco dos graves problemas econômicos enfrentados pela Argentina. A mais recente artimanha foi o anúncio da construção de uma obra faraônica em Buenos Aires, a torre mais alta da América Latina, com 335 metros de altura. Não demorou para o projeto inspirar diversos memes, alguns deles com referência à crise que o país enfrenta.
O projeto exigirá investimentos de 2,5 bilhões de pesos argentinos (mais de 680 milhões de reais), que sairão dos cofres do Estado e da empresa privada Riva S.A, ganhadora da disputa. A previsão é que as obras sejam concluídas em cinco anos.
O prédio será erguido em um terreno de 216.000 metros quadrados, que abrigará também um estádio para 15.000 pessoas, parques e restaurantes. O projeto tenta relançar o polo audiovisual anunciado há dois anos e que não avançou desde então. Desta forma, a torre de 67 andares terá estúdios e redações de TV, além de um hotel, que ficará concentrado nos andares mais altos. O edifício terá as cores da bandeira argentina.
Leia também:
Cristina fala em tirar a capital da Argentina de Buenos Aires
Em meio a calote, Argentina eleva em 31% o salário mínimo
Vice argentino é envolvido em 3º esquema de corrupção
O difícil é saber de onde o governo vai tirar dinheiro para bancar sua parte no projeto, diante do calote da dívida externa, inflação galopante, aumento da pobreza. Mas Cristina Kirchner já indicou qual será a solução: deixar a bucha para o sucessor: “O governo que me suceder terá o compromisso de dar continuidade a esta obra, para ver se podemos seguir a institucionalidade e continuar as obras em vez de deixar o que foi iniciado e começar de novo do zero”.
Cristina comparou o projeto ao Central Park, de Nova York e disse que ele vai completar a região de Puerto Madero. “A torre vai se converter no símbolo da cidade de Buenos Aires”, acrescentou, segundo a imprensa argentina. Este ‘símbolo’ já ganhou várias versões em memes que colocaram o ‘King Kong’ no alto do prédio, compararam a curva do edifício a uma rampa de skate e à curva ascendente da inflação.


















Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.