Clique e assine a partir de 9,90/mês

‘Crise grega é diferente da vivida por Argentina’, diz Sarkozy a Kirchner

Por Por Gabriela Calotti - 14 set 2011, 14h59

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta quarta-feira à presidente argentina, Cristina Kirchner, no Palácio do Eliseu, que a crise da dívida enfrentada pela Grécia e que sacode a Zona Euro “é diferente” da que atravessou a Argentina em 2001.

Durante o encontro que mantiveram ao meio-dia, por cerca de 45 minutos, Kirchner “recordou a experiência da Argentina após a crise financeira de 2001 e comentou sobre as soluções utilizadas por seu país para seguir adiante”, informaram fontes da presidência francesa.

Segundo Sarkozy, a situação da Grécia e da Zona Euro exigirá uma ação conjunta de todos os países envolvidos, disseram as mesmas fontes.

“Não haverá quebra da Grécia. Os planos de ajuda adotados pela Europa devem ser rapidamente aprovados e a Grécia deve respeitar seus compromissos”, disse o presidente francês ao receber Kirchner na entrada do Eliseu, sede da presidência.

Continua após a publicidade

A França qualificou ainda a Argentina de “parceiro privilegiado” com o qual projeta estender suas parcerias comerciais.

“A Argentina é um parceiro privilegiado da França com a qual dividimos vínculos antigos e, hoje em dia, a mesma visão de um mundo apoiado em um multilateralismo reforçado”, afirmou o porta-voz da chancelaria francesa, Bernard Valero.

Além da crise europeia, os presidentes trataram também das relações bilaterais e de outros assuntos da atualidade internacional como Oriente Médio e as “primaveras árabes”.

Sarkozy, que exerce a presidência anual do G20 – que reúne as economias desenvolvidas e emergentes – e a presidente argentina também falarão da preparação para a cúpula do G20 em 3 e 4 de novembro em Cannes (sul da França).

Continua após a publicidade

A reunião permitiu “afirmar suas convergências sobre as tarefas da presidência francesa do G20, no qual a Argentina participa de forma ativa”, destacou o porta-voz da chancelaria francesa.

Publicidade