Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crimeia ocupada pelos russos vai trocar Big Mac por “X-Burguer do Czar”

Rede de fast-food Rusburger vai assumir loja abandonada pelo McDonald’s após a anexação

Moscou continua a digerir a península ucraniana da Crimeia com o objetivo de transformá-la em mais um pedacinho da Rússia. Depois de promover mudanças na educação e no judiciário, agora é a vez de “russificar” o fast-food. Segundo a rede Bloomberg, a rede RusBurger, cujo lema é o “sabor da Rússia”, está reformando e deve assumir uma das antigas lojas do McDonald’s em Sebastopol, a maior cidade da Crimeia. Os habitantes vão ter que trocar os Big Macs e os McChickens pelos carros-chefes da RusBurger: o X-Burguer do Czar e o Czar de Frango.

A rede McDonald’s possuía três lojas da Crimeia e decidiu fechá-las em abril, em meio à turbulência causada pela anexação da região pela Rússia. A administração alegou que as mudanças haviam provocado problemas no fornecimento de matéria-prima. Também pesaram as sanções impostas pelos EUA e pela União Europeia à Rússia e o não reconhecimento pela comunidade internacional do novo status do território.

Leia também:

McDonald’s fecha restaurantes na península da Crimeia

Rússia veta filmagem de ‘House of Cards’ na ONU

Presidente da Ucrânia muda o comando militar

A mascote da RusBurger A mascote da RusBurger

A mascote da RusBurger (/)

A RusBurger por enquanto só possui uma dúzia de lojas e não respondeu para a Bloomberg se pretende assumir os pontos das duas outras antigas lanchonetes do McDonald’s na Crimeia. A previsão é que a loja de Sebastopol seja aberta ainda em julho, segundo a imprensa local.

Outros sanduíches da rede incluem o Bogatyr, que homenageia uma categoria de antigos heróis eslavos da Idade Média, e alguns dos hambúrgueres são servidos no pão preto. Também são servidas sopas. Em vez do palhaço Ronald McDonald, a mascote do RusBurger é um halterofilista bigodudo com uma roupa de ginástica vermelha.

Em seu site, a rede apela para o nacionalismo e propagandeia que só usa produtos russos em seus hambúrgueres. “Diferentemente das redes ocidentais de fast-food que oferecem produtos pré-cozidos, a RusBurger aposta na carne russa e nos vegetais. Os consumidores estão cansados e sentem falta do sabor da Rússia. Os nossos [hambúrgueres] são melhores.”