Clique e assine a partir de 8,90/mês

Corte Constitucional do Kuwait invalida eleições legislativas

Por Da Redação - 20 jun 2012, 13h22

Cairo, 20 jun (EFE).- O Tribunal Constitucional do Kuwait declarou inválidas as eleições legislativas realizadas em 2 de fevereiro, por considerar ilegal, nesta quarta-feira, a dissolução do Parlamento anterior ao pleito.

Segundo a agência de notícias oficial kuwaitiana ‘Kuna’, a sentença do tribunal estabelece que o Parlamento dissolvido em 6 de dezembro de 2011 deve recuperar o poder legislativo.

O veredicto também estipula que as normas aprovadas na Assembleia Parlamentar eleita nas urnas em fevereiro serão válidas até sua anulação por outra ordem judicial.

O Kuwait viveu, no final de 2011, uma crise política que chegou ao auge em 17 de novembro. Milhares de manifestantes entraram à força no Parlamento, nesse dia, depois que a polícia usou a força para dissolver uma manifestação que exigia a renúncia do então primeiro-ministro, Nasser Mohammed al Ahmed al Sabah, acusado de corrupção.

Após a renúncia do governo, o Parlamento foi dissolvido e houve eleições legislativas, nas quais ganharam espaço os grupos de orientação islâmica, especialmente os salafistas, enquanto as mulheres ficaram de fora do plenário.

As desavenças no chamado Conselho da Nação (Parlamento), e as crises governamentais são uma constante no rico emirado petrolífero do Golfo Pérsico, que conta com um dos Parlamentos mais democráticos da região. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade