Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreias podem retomar diálogo nuclear na próxima semana

Pyongyang se mostra mais disposta a retomar o chamado diálogo de seis lados

Os negociadores nucleares das duas Coreias estudam uma possível reunião em Pequim na próxima semana em meio aos esforços para retomar as conversas multilaterais com o objetivo de pôr fim ao programa nuclear norte-coreano.

Em agosto deste ano, o ditador norte-coreano Kim Jong-il mostrou-se disposto a retomar o chamado diálogo dos seis lados – cúpula formada pelas duas Coreias, Estado Unidos, Japão, China e Rússia – durante encontro com o presidente russo, Dmitri Medvedev.

No mês anterior, o negociador nuclear sul-coreano, Wi Sung-lac, e o vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong Ho, se reuniram pela primeira vez em mais de dois anos. Durante esse encontro, no marco de uma reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), acordaram renovar os esforços diplomáticos para retomar as estagnadas conversas de seis lados.

Tanto Coreia do Sul como EUA pressionaram Pyongyang a anunciar oficialmente uma moratória e a demonstrar seu compromisso de abandonar seu programa nuclear como condição prévia ao reatamento dessas negociações, paralisadas desde dezembro de 2008.

(com Agência EFE)