Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreias chegam a acordo para reabrir complexo industrial

Kaesong foi fechado pelo Norte em abril em consequência de tensões na região

Coreia do Norte e Coreia do Sul chegaram nesta quarta-feira a um acordo para reabrir o complexo industrial de Kaesong, fechado desde abril em consequência das tensões na península, anunciou Seul. O parque industrial e único projeto conjunto entre os países vizinhos foi paralisado de forma unilateral por Pyongyang em abril, no auge da campanha de hostilidades da Coreia do Norte contra Seul e seus aliados.

Leia também:

Leia também: Pyongyang culpa Seul por fechamento do projeto conjunto

“Chegamos a um acordo em cinco pontos”, disse uma fonte do ministério sul-coreano da Unificação, sem revelar o teor do acordo, alcançado após a sétima reunião entre autoridades norte-coreanos e sul-coreanos.

As duas Coreias desejam, a princípio, que a área de Kaesong retome as atividades. O complexo é importante tanto para a fragilizada economia economia norte-coreana como também para as empresas sul-coreanas que, após o fechamento, perderam mais de um bilhão de dólares nos últimos quatro meses.

Projeto – Kaesong foi fechado unilateralmente pela Coreia do Norte em abril, após as tensões na península provocadas pelo terceiro teste nuclear norte-coreano e as sanções internacionais contra o regime comunista.

O complexo industrial era um dos principais temas pendentes a serem solucionados entre as Coreias. O projeto, em que empresas do Sul fabricavam produtos com mão de obra barata do Norte, era um símbolo do entendimento das duas Coreias na década passada e trazia benefícios para as companhias e para o governo do Norte.

(Com agência France-Presse)