Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreias chegam a acordo para encerrar hostilidades na fronteira

Após uma maratona de três dias de negociações, as Coreias do Sul e do Norte chegaram a um acordo para interromper a escalada de tensão na fronteira entre os dois países. De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, as delegações de Seul e Pyongyang concluíram as tratativas na cidade de Panmujeom de “maneira positiva”.

As reuniões se encerraram já de madrugada, por volta das 01h00 da terça-feira do horário local (13h00 horas em Brasília). Segundo o acordo, ficou estabelecido que o Sul deixará de veicular propaganda contra o regime de Kim Jong-un em alto-falantes colocados na fronteira, enquanto o Norte cancelou o “estado de quase guerra” e expressou “remorso” pela instalação de minas na zona desmilitarizada entre as duas nações, causando ferimentos em dois soldados no início do mês.

Leia também

Coreias fazem reunião de alto escalão ante ameaça de conflito militar

Tensão aumenta e Coreia do Norte mobiliza tropas na fronteira

Os episódios levaram Pyongyang e Seul a trocarem tiros de artilharia na fronteira na última quinta-feira, mas sem deixar feridos. Por causa do aumento da tensão e da mobilização de tropas de ambos os lados da fronteira, a Coreia do Sul chegou até a evacuar algumas pequenas zonas urbanas do seu lado da divisa.

Leia mais

Coreias trocam disparos de artilharia na fronteira

Coreia do Norte está enfraquecendo e isso é perigoso

(Com ANSA)