Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Sul aguarda informações sobre exercício militar com EUA

Porta-voz das Forças Armadas americanas em Seul não recebe diretrizes sobre cancelamento de manobras militares conjuntas

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que ainda tenta determinar o significado das declarações do presidente Donald Trump. Mais cedo, Trump disse que cancelaria os exercícios militares conjuntos entre os dois países, a pedido da Coreia do Norte, e que isso faria os Estados Unidos economizar muito dinheiro.

O Pentágono há tempos argumenta que as manobras, defensivas em sua natureza, são necessárias para manter a prontidão das forças americanas na Coreia do Sul.

Uma graduada fonte militar sul-coreana afirmou hoje que “nada mudou” em relação aos exercícios, enquanto um porta-voz das Forças Armadas americanas na Coreia do Sul disse que não recebeu novas diretrizes sobre as manobras militares conjuntas.

Em sua coletiva de imprensa após o encontro com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, Trump anunciou a suspensão dos “jogos de guerra” na Península Coreana, embora tenha afirmado que pelo menos por enquanto não deve reduzir o número de militares no território sul-coreano.

A suspensão das manobras militares da península significará “uma tremenda economia” para os Estados Unidos, segundo Trump, que também classificou esses exercícios como “provocativos”, durante sua entrevista coletiva após o fim da histórica cúpula realizada em Singapura.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul concluíram recentemente uma ambiciosa série de exercícios, que causaram problemas com Pyongyang.

A Coreia do Norte condenou os exercícios no início do mês, por considerá-los uma simulação de invasão de seu território. A reunião desta terça-feira chegou até a ser suspensa por um breve momento por causa das manobras militares conjuntas.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    @Marid@DizZzTraíD@
    é!
    $empre o 1º a não çaber;ou:NãO 😮

    Curtir