Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coreia do Norte suspende exercício militar anual após morte de Kim Jong-il

Por Da Redação 20 dez 2011, 00h51

Seul, 20 dez (EFE).- As tropas do Exército Popular da Coreia do Norte destacadas para um exercício anual de inverno retornaram a suas bases horas depois do anúncio da morte do líder máximo do país, Kim Jong-il, informou nesta terça-feira a agência sul-coreana ‘Yonhap’.

Uma autoridade militar do Estado Maior Conjunto da Coreia do Sul revelou que, segundo soube, ‘algumas unidades voltaram a suas bases durante a noite de segunda-feira na metade de seu exercício de inverno’.

A fonte acrescentou ainda que ‘todas as unidades militares da Coreia do Norte reforçaram sua segurança’, assim como aconteceu após a morte do fundador do regime norte-coreano, o ‘grande líder’ Kim Il-sung, em 1994.

A autoridade militar também observou que a maioria das unidades norte-coreanas ao longo da fronteira hasteava bandeiras a meio mastro em homenagem ao falecido líder e Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia do Norte.

Em linhas gerais, a Coreia do Sul não observou até agora atividades incomuns no país vizinho ou sinais de qualquer tipo de provocação iminente, segundo a autoridade citada pela ‘Yonhap’.

Ainda assim, o Estado Maior Conjunto sul-coreano declarou estado de emergência entre as tropas do Exército e mantém uma estreita coordenação com autoridades militares dos Estados Unidos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade