Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Coreia do Norte realiza testes de mísseis balísticos com ‘super-ogivas’

Lançamentos fazem parte de estratégia para fortalecer capacidades nucleares do país em meio a 'ameaças graves' de forças externas, diz agência estatal

Por Da Redação 19 set 2024, 12h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Televisão sul-coreana transmite teste de mísses na Coreia do Norte. 19/09/2024
    Canal de televisão sul-coreano transmite teste de mísses na Coreia do Norte. 19/09/2024  (Kim Jae-Hwan/SOPA Images/Getty Images)

    A Coreia do Norte realizou nesta quarta-feira, 18, novos testes de mísseis balísticos táticos liderados por Kim Jong Un, informou a agência estatal KCNA, capazes de transportar e detonar o que o informe descreveu como “super-ogivas”.

    O lançamento de mísseis equipados as armas “supergrandes” e mísseis de cruzeiro modificados faz parte de uma estratégia para fortalecer as capacidades nucleares e de armas convencionais do país, em resposta ao que Kim classificou como “ameaças graves de forças externas”.

    O líder norte-coreano enfatizou “a necessidade de continuar a reforçar a força nuclear, ter a capacidade técnica militar mais forte e a potência ofensiva esmagadora no campo das armas convencionais também”, segundo a KCNA.

    De acordo com a agência estatal, os testes incluíram o novo modelo Hwasongpho-11-Da-4.5, que faria parte de uma série de mísseis balísticos táticos de curto alcance que estão em desenvolvimento pelo país. Os disparos atingiram uma área montanhosa no nordeste da Coreia do Norte, de acordo com militares sul-coreanosÉ a segunda vez que Pyongyang lança testes de mísseis em uma semana.

    Continua após a publicidade

    Parceria com a Rússia

    O chefe de pesquisa sobre os militares da Coreia do Norte no Instituto Coreano de Análises de Defesa administrado pelo governo de Seul, Shin Seung-ki, destacou um possível interesse da Rússia nas armas que estão sendo desenvolvidas pela vizinha problema. Enquanto isso, autoridades de Kiev alegaram que há sinais de que alguns dos mísseis usados por Moscou na guerra contra a Ucrânia foram fabricados pelo regime de Kim Jong-un.

    Shin também afirmou que o lançamento dos mísseis é provavelmente o primeiro com a intenção de atingir um alvo em terra, algo geralmente restrito a áreas marítimas ou ilhas desabitadas.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.