Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte prepara novo lançamento de míssil

Em abril, país falhou ao tentar colocar em órbita satélite que, segundo Pyongyang, era de de uso civil

A Coreia do Norte parece preparar um novo teste de míssil de longo alcance, segundo imagens obtidas pelo operador comercial de imagens de satélite DigitalGlobe Inc, empresa que fornece imagens comerciais de satélite para o governo dos EUA. As novas imagens mostram uma atividade crescente em Sohae, noroeste do país, onde aconteceu um lançamento frustrado de um foguete em abril de 2012. “A Coreia do Norte poderia conduzir um quinto lançamento de satélite durante as próximas três semanas”, afirmou a DigitalGlobe em um comunicado que acompanha a imagem.

Leia também:

Leia também: ‘Faísca’ pode detonar guerra nuclear, diz Coreia do Norte

A imagem foi liberada dias após um jornal japonês, o Asahi Shimbun, informar que analistas de inteligência dos EUA haviam detectado movimentos que eram vistos como preparativos para o lançamento de um míssil de longo alcance, no início deste mês. Os preparativos são similares aos observados antes de uma operação realizada em abril.

O foguete de abril – Um Taepodong-2 com alcance de 6.700 quilômetros deveria colocar em órbita um satélite que, segundo Pyongyang, era de de uso civil. Seul, Washington e seus aliados, porém, acreditam que era uma nova etapa na preparação de um míssil com ogiva nuclear. Coreia do Norte, suspeita-se, estaria desenvolvendo um míssil balístico com alcance de até 6.700 quilômetros com o objetivo de atingir os Estados Unidos, mas os últimos dois testes de lançamentos de foguetes fracassaram. (Com agências France-Presse e Reuters)