Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte não deverá lançar seu foguete nesta 5ª feira

Tóquio, 12 abr (EFE).- A Coreia do Norte não deu nenhum sinal de que vá produzir nesta quinta-feira o polêmico lançamento do foguete de longo alcance Eunha-3, anunciado para algum dia entre esta quinta e a próxima segunda-feira em função, entre outras coisas, das condições meteorológicas.

Durante a manhã desta quinta-feira (horário local), o regime norte-coreano não divulgou nenhuma informação oficial sobre o lançamento em um centro de imprensa habilitado para os jornalistas estrangeiros em Pyongyang, informou a agência japonesa ‘Kyodo’.

A Coreia do Norte anunciou em meados de março que o foguete, que supostamente busca pôr em órbita um satélite de longo alcance, seria lançado entre 7h e 12h locais em algum dia entre 12 e 16 de abril.

O lançamento foi criticado por boa parte da comunidade internacional, que o considera um teste encoberto para desenvolver tecnologia de mísseis de longo alcance, o que violaria duas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Pyongyang, no entanto, insiste que a missão tem fins pacíficos e que está apenas exercendo o direito de desenvolver seu programa espacial com fins científicos.

O foguete de longo alcance já está descoberto e com combustível na estação de lançamento de Sohae, na província noroeste de Pyongan do Norte, a 50 quilômetros da fronteira com a China.

Os países vizinhos à Coreia do Norte se mantêm em alerta diante da possibilidade de o foguete ameaçar seu território se desviar-se da trajetória prevista.

O eventual lançamento coincide com as celebrações pelo centenário do nascimento do fundador e ‘presidente eterno’ da Coreia do Norte, Kim Il-sung, no próximo domingo. EFE