Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Coreia do Norte dispara dezoito mísseis de curto alcance

Trata-se do quarto teste do tipo realizado pelo regime comunista em 3 semanas

Por Da Redação 16 mar 2014, 09h45

A Coreia do Norte disparou neste domingo dezoito mísseis de curto alcance em direção ao Mar do Japão. Os projéteis, que voaram cerca de 70 quilômetros, foram lançados em torno das 18h20 locais (7h20 em Brasília), em um teste que durou cerca de dez minutos e é o quarto do tipo realizado pelo regime nas últimas três semanas. As informações foram confirmadas pelo ministério da Defesa sul-coreano. “Nossas Forças Armadas estão vigiando possíveis provocações norte-coreanas”, afirmou uma fonte do ministério sul-coreano à agência France-Presse.

A agência sul-coreana Yonhap já havia anunciado os lançamentos de 10 mísseis de curto alcance. Tropas sul-coreanas aumentaram a vigilância após uma série de lançamento de foguetes e mísseis nos últimos dias. A atividade coincide com as manobras anuais da Coreia do Sul e Estados Unidos, que começaram em fevereiro e devem prosseguir até meados de abril.

A Coreia do Norte critica os exercícios conjuntos, que considera testes para uma invasão, enquanto Seul e Washington afirmam que são puramente defensivos. No ano passado, a Coreia do Norte realizou uma campanha de hostilidades sem precedentes, com ameaças de guerra quase diárias, sob o pretexto de se sentir ameaçada por essas manobras anuais. Neste ano, por enquanto, mostrou maior moderação, enquanto suas relações com Seul se encontram em uma fase de relativa melhoria.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade