Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conselho francês promulga vitória de Hollande no primeiro turno

Paris, 25 abr (EFE).- O Conselho Constitucional da França promulgou oficialmente nesta quarta-feira os resultados do primeiro turno das eleições presidenciais na França, com vitória para o socialista François Hollande com cerca de 10,3 bilhões de votos, a frente do conservador Nicolas Sarkozy, que obteve o apoio de 9,8 bilhões dos eleitores.

Apesar das correções do Conselho Constitucional a respeito de algumas cédulas apresentadas pelo Ministério do Interior, o resultado percentual permaneceu inalterado, com 28,63% dos votos para Hollande e 27,18% para Sarkozy.

A candidata do partido da extrema-direita, Frente Nacional (FN), Marine Le Pen alcançou 6,4 bilhões votos, 17,90%. Enquanto na quarta posição ficou o aspirante da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, com 4 bilhões sufrágios (11,10%), seguido do centrista François Bayrou, com 3,3 bilhões (9,13%). Os outros candidatos não conseguiram superar a barreira de 3% dos votos.

No total, 46 bilhões de eleitores foram inscritos no pleito, mas só 36 bilhões votaram, registrando a taxa de abstenção de 22,04%, informou o Conselho Constitucional. EFE