Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conselho de Segurança condena ataque à embaixada britânica no Irã

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou fortemente nesta terça-feira a invasão da embaixada britânica em Teerã por manifestantes, e advertiu ao Irã sobre sua responsabilidade na proteção do pessoal diplomático.

“Os membros do Conselho de Segurança condenam nos termos mais enérgicos os ataques” contra a embaixada britânica em Teerã, destaca a declaração dos 15 países.

Citando a Convenção de Viena, que garante a proteção das sedes diplomáticas, o Conselho afirmou que “as autoridades iranianas devem proteger o pessoal e a infraestrutura consular e diplomática, assim como o pleno respeito de suas obrigações internacionais neste sentido”.

O Conselho, que já adotou sanções contra o Irã por seu programa nuclear em quatro ocasiões, não anunciou novas punições.

Dos cinco membros permanentes do Conselho, Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e Rússia condenaram o incidente individualmente.

“A responsabilidade da proteção dos diplomatas e das embaixadas cabe ao governo anfitrião, e neste caso esperamos que o Irã cumpra suas responsabilidades”, disse o porta-voz da ONU Eduardo del Buey.