Clique e assine a partir de 8,90/mês

Conselho de Segurança avalia trabalhos sobre adesão palestina

O presidente do Conselho de Segurança, o embaixador da Nigéria, Joy Ogwi, fornecerá uma atualização sobre o progresso feito até agora

Por Da Redação - 18 out 2011, 16h33

Entenda o caso

  1. • Diante do fracasso do acordo de paz com Israel, a Autoridade Nacional Palestina decidiu propor à Assembleia Geral da ONU votação a favor da criação de um estado palestino nas fronteiras antes de 1967, tendo Jerusalém Oriental como capital.
  2. • As negociações de paz entre israelenses e palestinos chegaram a ensaiar um retorno, por intermédio dos Estados Unidos, que defendem que só é possível criar um estado palestino realmente significativo a partir da retomada do diálogo – empacado diante da recusa israelense de parar assentamentos judeus em territórios palestinos ocupados.


O Conselho de Segurança se reuniu nesta terça-feira para revisar, pela primeira vez, o trabalho de um comitê de avaliação da demanda palestina de ingressar como membro pleno das Nações Unidas, afirmaram diplomatas. “Será uma oportunidade para se atualizar sobre o trabalho da comissão” disse um diplomata.

O presidente do Conselho de Segurança, o embaixador da Nigéria, Joy Ogwi, fornecerá uma atualização sobre o progresso feito até agora, disse outro diplomata, que não quis se identificar.

As discussões no Conselho de Segurança podem durar até o fim do mês de outubro ou mais, antes que o pedido palestino seja submetido à votação, sustentou Ogwi.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade