Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conselheiro de Segurança de presidente da RDC morre em acidente aéreo

Kinshasa, 12 fev (EFE).- Mwanke Katumba, conselheiro de Política e Segurança do presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, morreu neste domingo num acidente aéreo junto aos dois pilotos do avião no qual viajava.

Segundo a ‘Rádio Televisão Congolesa (RTCN)’, outros políticos também ficaram feridos no acidente, que ocorreu nas proximidades da localidade de Bukavu. As causas do desastre ainda são desconhecidas.

Entre os sobreviventes estão o ministro das Finanças, Matata Ponyo, o governador da província oriental do Sul-Kivu, Marcelin Cishambo, e o diplomata Antoine Ghonda.

No entanto, ainda se desconhece o número total e a identidade de todos os passageiros do avião, que era propriedade de Katumba. O porta-voz do governo da RDC, Lambert Mende Omalanga, confirmou o fato e anunciou que o Executivo solicitará ajuda à missão das Nações Unidas no país para esclarecer as causas do acidente.

A aeronave, que partiu da capital Kinshasa com destino ao aeroporto de Kavumu, em Bukavu, perdeu o controle ao aterrissar e caiu num rio, afirmaram testemunhas. EFE

py/dk