Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Congresso dos EUA anuncia acordo provisório para evitar nova paralisação

Medidas preveem a destinação de verbas para construir barreiras de aço na fronteira com o México, mas não um muro sólido - como deseja Donald Trump

Congressistas americanos anunciaram, na noite desta segunda-feira 11, que democratas e republicanos chegaram a um acordo prévio para aprovar o orçamento federal e evitar uma nova paralisação do governo do país.

O plano prevê a destinação de 1,375 bilhões de dólares para a construção de barreiras físicas em um trecho de 88 quilômetros da fronteira com o México. O valor é bem inferior aos 5,7 bilhões bilhões de dólares que o presidente Donald Trump demanda para a construção de um muro de mais de 320 quilômetros na divisa.

O dinheiro previsto no acordo deverá ser investido na construção de barreiras verticais de aço, e não em um muro sólido, como deseja o presidente.

Os democratas retiraram a proposta de limitar o número de imigrantes presos no território americano para uma média diária de 16,5 mil. Os republicanos se opunham à demanda. O acordo também prevê fundos para a aquisição e distribuição de 40,5 mil camas para os imigrantes detidos.

Um grupo de congressistas dos dois partidos anunciou as medidas, após uma reunião a portas fechadas no Capitólio.

Para que o acerto prevaleça, será preciso que o presidente Donald Trump o assine antes da meia-noite da sexta-feira, 15. Se o pacto não entrar em vigor, será a segunda vez que a máquina federal americana interromperá as atividades no ano – a primeira fez foi entre 22 de dezembro e 25 de janeiro.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Olá, bom dia. Adoro os post! Vocês carregam uma marca grande dentro da informação.

    Faça uma visita no meu blog, me mande seu comentário. Isso é fundamental para mim, quero fazer jornalismo também e realizar um grande sonho. Obrigada! Sucesso pra vcs

    Curtir