Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Congresso culpa donos de Mina San José por desabamento

Comissão responsabilizou também o Serviço Nacional de Geologia e Mineração por não realizar uma fiscalização eficiente na segurança das minas chilenas

Uma comissão formada no Congresso do Chile responsabilizou os donos da Mina San José, Alejandro Bohn e Marcelo Kemeny, pelo desabamento ocorrido no ano passado, quando 33 mineiros ficaram presos no subsolo por 69 dias. Para os integrantes da comissão, eles foram negligentes. A conclusão foi unânime.

A conclusão do trabalho de investigação criticou também o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), órgão encarregado de fiscalizar a segurança das minas do país, por não ser eficiente na imposição de suas normas. Segundo os trabalhadores do local, a mina carecia de cuidados básicos de segurança.

O grupo, liderado pelo congressista Alejandro Garcia Huidobro, encaminhou ao ministro da mineração, Laurence Golborne, uma lista de sugestões sobre como o serviço nacional pode ser melhorado, incluindo aumento dos recursos e número inspetores disponíveis. As recomendações serão votadas no Congresso nesta quinta-feira.

Muitos dos mineiros resgatados de 700 metros de profundidade em uma operação que atraiu os olhares do mundo todo estão processando os donos da mina em busca de compensação financeira. Outros dizem não querer dinheiro – afirmam que ficariam satisfeitos se vissem os dois empresários na cadeia.