Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confrontos entre Polícia e manifestantes recomeçam na praça Tahrir

Cairo, 21 nov (EFE).- Os confrontos entre as forças de segurança egípcias e os manifestantes que ocupam a praça Tahrir do Cairo recomeçaram esta manhã com força, segundo pôde constatar a Agência Efe no local.

Um médico de um dos improvisados hospitais de campanha instalados na praça, Hassan Mohammed, informou à Efe que pelo menos 50 feridos foram atendidos hoje e ‘muitos apresentavam ferimentos de bala’.

Outros feridos, relatou Mohammed, foram atendidos por asfixia relacionada com o lançamento de gás lacrimogêneo, enquanto outros apresentavam contusões e cortes por terem recebido pedradas.

Ahmed Maher, coordenador e fundador do Movimento 6 de Abril, explicou à Efe que a nova ofensiva é uma ‘tentativa de retomar o controle da praça por parte das forças de segurança com apoio da Polícia militar’.

Maher, que considerou a situação como ‘crítica’, acrescentou que as reivindicações dos manifestantes são a renúncia do Governo atual, o estabelecimento de um Executivo de salvação nacional que garanta uma supervisão civil à transição e que as eleições presidenciais sejam organizadas até abril de 2012.

Os choques entre as forças de segurança e os manifestantes que pedem a saída da Junta Militar começaram no sábado passado, quando milhares de pessoas tomaram a praça para expor suas reivindicações. EFE

bds-ms-er/rsd