Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Confronto entre detentos deixa 20 mortos em presídio mexicano

Por Da Redação 19 fev 2012, 13h51

Cidade do México, 19 fev (EFE).- Um confronto entre detentos deixou pelo menos 20 mortos na penitenciária de Apodaca, no estado de Nuevo León, no norte do México, informou neste domingo uma fonte oficial que acrescentou que o número de vítimas pode aumentar.

Na madrugada ‘houve uma briga entre os presos do centro de readaptação social de Apodaca’, localizado na região metropolitana de Monterrey, disse à Agência Efe uma fonte do Conselho de Segurança de Nuevo León, sem explicar o motivo do confronto.

‘As forças federais e estaduais já tomaram o controle da prisão’, afirmou a fonte.

O porta-voz do Conselho de Segurança, Jorge Domene, declarou que foi montado um posto do governo estadual para atender os familiares dos detentos que se concentraram fora do centro penitenciário para pedir informações. Domene também vai conceder uma entrevista coletiva ainda hoje para informar os detalhes do episódio ocorrido em Apodaca.

O presídio, considerado de média segurança, conta com cerca de 3 mil detentos – número que ultrapassa em 30% sua capacidade, como na maioria dos centros de penitenciários do México.

Este foi o segundo confronto em um presídio mexicano com grande número de vítimas em 2012, depois do registrado em um centro penitenciário do estado de Tamaulipas, no qual pelo menos 31 presos morreram e 13 ficaram feridos. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade