Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Conclave vai começar entre segunda e quarta-feira

Todos os 115 cardeais que vão escolher o próximo papa já estão presentes

Por Da Redação 8 mar 2013, 09h09

O cardeais que realizam reuniões preparatórias no Vaticano vão decidir nesta sexta-feira quando começará o conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI, e a votação deve ocorrer no início da próxima semana, informou o Vaticano. Segundo o porta-voz Federico Lombardi, a decisão deve ser anunciada após as 15 horas (horário de Brasília), e é “provável” que o conclave na Capela Sistina comece segunda, terça ou quarta-feira.

Com todos os cardeais eleitores já presentes no Vaticano, começou nesta sexta-feira a sétima congregação preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI. Participam da reunião, iniciada às 9h30 locais (5h30 de Brasília) na Sala Nova do Sínodo, os 115 cardeais eleitores, ou seja, aqueles que poderão entrar na Capela Sistina para escolher o próximo papa.

Saiba mais:

Saiba mais: Os desafios que Bento XVI deixa para o novo pontífice

A congregação geral também conta com cardeais com mais de 80 anos, que não votarão no conclave, mas que poderão ser votados. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse na quinta-feira que os cardeais não tinham pressa para fixar o começo do conclave, uma vez que preferem prepará-lo de maneira “séria e profunda”.

Segundo observadores vaticanos, vários cardeais não italianos, sobretudo os americanos, querem conhecer em profundidade o que há de verdadeiro no escândalo VatiLeaks antes de entrar na Capela Sistina. Enquanto isso, outros cardeais desejariam começar o conclave o mais rapidamente possível, diante da possibilidade de virem à tona novos escândalos de abusos ou de corrupção.

Leia também:

Leia também: Vaticano cobra silêncio de cardeais sobre conclave

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade