Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Companhias cancelam trens em Tóquio

A medida procura ajudar no racionamento de energia, que atinge todos o país

A região metropolitana de Tóquio vem enfrentando problemas nos transportes na manhã desta segunda-feira (domingo à noite no Brasil). Inúmeras companhias ferroviárias, incluindo a Japan Rail, cancelaram seus serviços ou diminuíram o número de trens disponíveis. O objetivo é colaborar com o racionamento de energia decretado pelo governo.

A East Japan Railways anunciou o cancelamento de vários trens do horário do rush. O porta-voz da Japan Rail avisou que a maior parte das linhas da empresa estavam fechadas e que apenas 20% delas funcionaram na noite deste domingo (horário local). A Tokyo Metro, uma das companhias de metrô da capital, continuava operando mas com intervalos maiores entre os trens.

O ministro dos transportes japonês disse que não poderá assegurar transporte público para toda a população durante o horário de pico. Já Yukio Edano, chefe de gabinete do governo, pediu, durante uma entrevista coletiva na manhã desta segunda, que todos permaneçam em casa e não façam viagens desnecessárias ou que não sejam urgentes.

Com Nikkei.com e NHK