Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comissão Europeia irá enviar ajuda econômica contra seca no Afeganistão

Bruxelas, 21 nov (EFE).- A Comissão Europeia aprovou nesta segunda-feira o envio de uma ajuda de 1,5 milhão de euros para atenuar os efeitos da pior seca da década no Afeganistão, um fenômeno climático que ameaça deixar sem comida cerca de três milhões de pessoas pela perda de até 80% das colheitas de trigo.

Bruxelas espera ajudar cerca de 72 mil afegãos que estão desnutridos no norte do país, informou a Comissão Europeia em comunicado.

A comissária europeia de Ajuda Humanitária Kristalina Georgieva, afirmou que ‘a seca está causando um grande problema no norte do Afeganistão, onde as comunidades afetadas já são especialmente vulneráveis pelo conflito, a insegurança e o subdesenvolvimento’.

A ajuda será entregue em dinheiro às famílias mais vulneráveis através da agência ECHO de ajuda humanitária da Comissão Europeia, que administra o programa.

Com a ajuda aprovada nesta segunda-feira, o auxílio solidário europeu à crise chega a 4,5 milhões de euros.

Segundo os dados da Comissão Europeia, cerca de três milhões de pessoas sofrem com a crise de fome, uma situação que deve piorar devido à péssima colheita que prevista para 2012. EFE