Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Começa reunião do Quarteto para reativar processo de paz no Oriente Médio

Por Da Redação - 3 jan 2012, 13h31

Amã, 3 jan (EFE).- Representantes dos Estados Unidos, União Europeia (UE), Rússia e da ONU, que formam o Quarteto para o Oriente Médio, iniciaram nesta terça-feira uma reunião em Amã, na Jordânia, com o objetivo de reativar as conversas de paz diretas entre árabes e israelenses.

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Nasser Yudeh, e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, também participam do encontro.

Está previsto que também se unam à reunião os negociadores chefe da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat, e de Israel, Yitzhak Moljo. Este seria a primeira conversa entre as duas partes desde que as negociações de paz foram suspensas, em 2010.

Erekat disse na cidade de Ramala, na Cisjordânia, que o encontro é o primeiro de caráter político desde então e o definiu como uma ‘tentativa para encontrar uma plataforma adequada para relançar o processo de paz’.

Publicidade

Apesar disso, o negociador palestino disse que não espera um grande avanço, a não ser que Israel se comprometa em parar com a construção de colônias em território palestino e aceite as fronteiras anteriores a 1967.

Após essa data, Israel tomou o controle de Jerusalém Oriental e da Cisjordânia. E a construção de assentamentos judeus levou ao fracasso das últimas conversas de paz, quando representantes da ANP se retiraram da mesa de negociações. EFE

Publicidade