Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa julgamento de terrorista dos atentados de Bali

Um tribunal da Indonésia começou nesta segunda-feira a julgar um dos autores dos atentados de 2002 na ilha de Bali, o indonésio Umar Patek, acusado de assassinato premeditado, fabricação de explosivos e posse de armas.

Patek, de 41 anos e suposto líder da organização terrorista Jemaah Islamiya, considerada o braço da Al Qaeda no Sudeste Asiático, enfrenta a pena de morte se for declarado culpado.

Segundo a Promotoria, Patek preparou as bombas utilizadas nos ataques na turística Bali, nos quais morreram 202 pessoas, e esteve envolvido nos 13 atentados com bombas, perpetrados contra igrejas em Jacarta na noite do dia 24 de dezembro do ano 2000.

Após os atentados em Bali, Patek fugiu para as Filipinas e Paquistão.

Após quase uma década foragido, foi detido em janeiro de 2011 na localidade paquistanesa de Abbottabad, onde poucos meses depois comandos americanos mataram Osama bin Laden.

O islamita foi extraditado para a Indonésia em agosto do ano passado para ser julgado em processo que se calcula que durará vários meses e no qual os promotores chamarão cerca de uma centena de testemunhas para prestar depoimentos.

(com Agência EFE)