Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Começa apuração em caucus de Nevada

Washington, 4 fev (EFE).- O ex-governador de Massachussets Mitt Romney lidera as pesquisas de boca de urna recompiladas pela rede ‘CNN’ nos caucus de Nevada, onde destacou a participação dos eleitores mórmons e os que apoiam o movimento ‘Tea Party’.

A maioria dos locais onde são realizadas as assembleias populares fechou às 17h horas (23h de Brasília), com a exceção de um caucus especial para judeus ortodoxos no condado de Clark, que permanecerá aberto até as 19h (1h do domingo).

Segundo as pesquisas adiantadas pela ‘CNN’, Romney foi o preferido com 57% dos eleitores brancos que foram aos locais que realizam assembleias populares no estado, entre os quais 90% eram dessa raça.

Newt Gingrich e Ron Paul disputam o segundo e o terceiro lugar, com 19% e 18% respectivamente, enquanto 6% dos eleitores brancos asseguravam que votariam em Rick Santorum.

Cerca de 5% dos eleitores indagados eram hispânicos, uma proporção que, se for confirmado, seria ligeiramente inferior à de 2008, quando os latinos formaram 8% dos eleitores.

Cerca de 68% de quem acudiu aos caucus se declararam simpatizantes do Tea Party, e quatro de cada dez eleitores asseguraram que o respaldam ‘categoricamente’, o que representa o maior apoio ao movimento conservador nas primárias até agora.

Quanto à religião, cerca de 26% dos eleitores se definiram como mórmons, e deles, 91% apoiaram a Romney, que professa essa fé. As proporções são similares às de 2008, quando o político de Massachussets ganhou o estado com 51% dos votos. EFE