Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Com pressão baixa, Alberto Fujimori é hospitalizado

Ex-presidente peruano cumpre pena de 25 anos por dois massacres que vitimaram 25 pessoas

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que cumpre pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade, foi internado hoje em um hospital de Lima depois de passar mal ao longo da semana, confirmou à Agência Efe o médico pessoal do ex-líder, Alejandro Aguinaga.

Segundo Aguinaga, Fujimori, de 71 anos, foi levado da Direção de Operações Especiais da Polícia Nacional (Diroes), onde está preso, para o Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas, depois de sofrer quedas de pressão ao longo da semana.

“Pedimos uma saída dele para hoje. Já está hospitalizado. Amanhã será feita uma série de exames: avaliação cardiovascular, tomografias e análise”, acrescentou o médico, que também é congressista no Peru pela coalizão de partidos fujimoristas.

Segundo ele, Fujimori “perdeu bastante peso” nos últimos dias. Isso obriga os médicos que o atendem a regular as dosagens dos remédios, principalmente os para tratar hipertensão.

Fujimori permanecerá hospitalizado por 48 horas e depois voltará à prisão.

O ex-líder foi operado em fevereiro passado para tirar duas pequenas úlceras na língua.

Ele cumpre pena de 25 anos de prisão pelo assassinato de 25 pessoas em dois massacres cometidos em 1991 e 1992 e pelo sequestro de um jornalista e um empresário, em 1992, entre outras penas por corrupção.

(com Agência EFE)