Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Com ampla maioria, Rick Santorum ganha primárias republicanas do Kansas

Por Da Redação - 10 mar 2012, 20h16

Por Jorge A. Bañales.

Washington, 10 mar (EFE).- O ex-senador Rick Santorum ganhou neste sábado com uma maioria substancial as assembleias primárias do Kansas, prolongando a incerteza na disputa pela candidatura presidencial do Partido Republicano nos Estados Unidos.

Cerca de duas horas depois de concluídos os 96 caucus de filiados do partido nesse estado, Santorum, um ex-senador da Pensilvânia considerado o líder dos cristãos mais conservadores, havia obtido mais de 51% dos votos.

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que segue à frente do quarteto que compete pela vaga de candidato à presidência dos EUA, recebeu aproximadamente 20% dos votos, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich obteve 14%, seguido de perto, com 12%, pelo representante do Texas Ron Paul.

Publicidade

Também neste sábado foram divulgados outros resultados que atribuem a Romney vitórias nos caucus dos territórios de Guam e nas Ilhas Marianas do Norte, no Pacífico ocidental. Além disso, foi informado que ele se encaminha para uma vitória nos caucus de Wyoming.

A disputa no partido republicano se dirige agora ao sul, com as primárias da terça-feira, dia 13, no Alabama e Mississipi, estados que podem ser mais propícios ao conservadorismo de Santorum, e que podem decidir se Gingrich, criado no estado vizinho da Geórgia, segue na disputa ou a abandona.

Com os resultados deste sábado, Romney acumulou pelo menos 437 delegados, mas está longe ainda dos 1.144 que precisa para garantir a candidatura presidencial na Convenção Nacional do Partido Republicano, da qual participarão 2.286 delegados no fim de agosto em Tampa, Flórida.

Santorum se aproxima dos 190 delegados, enquanto Gingrich conta com 117 e Paul com pouco mais de 60.

Publicidade

Richard Viguerie, um proeminente e veterano conservador, indicou neste sábado que Gingrich deveria ‘fazer um gesto de estadista’, retirando-se da disputa para que, unindo as forças mais conservadoras do Partido Republicano em torno de Santorum, possam impedir que Romney ganhe a candidatura.

Por sua vez, os dirigentes estabelecidos do Partido Republicano veem com preocupação a ascensão de Santorum, já que temem que sua insistência nos ‘assuntos sociais’ – a proibição do aborto e do casamento gay, restrição dos anticoncepcionais e um maior papel da religião na vida pública – afugentem a maioria do eleitorado quando chegar o momento de enfrentar o presidente Barack Obama.

As pesquisas de opinião entre republicanos, democratas e independentes mostram que a maioria dos americanos se preocupa, principalmente, com a situação econômica e a falta de empregos.

Porém, a dois anos e meio do fim da recessão econômica mais profunda e prolongada em oito décadas, foi acelerado o ritmo de crescimento da atividade econômica e por 17 meses consecutivos a economia teve lucro líquido de emprego.

Publicidade

Desde que começou a concorrência pela candidatura presidencial do Partido Republicano, Romney ganhou eleições primárias e caucus em New Hampshire, Flórida, Nevada, Maine, Arizona, Michigan, Wyoming, Washington, Alasca, Idaho, Massachusetts, Ohio, Vermont, Virgínia, Guam e as Ilhas Marianas.

Santorum ganhou as disputas em Iowa, Colorado, Minnesota, Missouri, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee e Kansas, neste sábado.

Já Gingrich só obteve vitórias na Carolina do Sul e na Geórgia, o estado que representou no Congresso dos EUA. EFE

Publicidade