Com 94,8% das urnas apuradas, cai vantagem de Kuczynski sobre Keiko
Pedro Pablo Kuczynski tem 50,22% contra os 49,77% da filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Ambos os candidatos evitam falar em vitória e aguardam os resultados finais

A vantagem do candidato à Presidência do Peru Pedro Pablo Kuczynski sobre sua rival Keiko Fujimori caiu 0,45 pontos percentuais, já que ele tem 50,22% dos votos válidos contra 49,77% de sua oponente, com 94,8% das urnas apuradas no segundo turno das eleições. De acordo com o último boletim do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Enpe) emitido na noite desta segunda-feira, Kuczynski tem 8.256.138 votos contra 8.181.872 de Keiko Fujimori, o que deixa a diferença entre ambos em apenas 74.266 votos.
Antes deste último boletim, o responsável do Enpe, Mariano Cucho, explicou que já foram contabilizados quase todos os votos emitidos em território peruano e que o pequeno percentual restante corresponde, em sua maioria, aos votos procedentes do exterior. Ainda faltam apurar 3.968 atas eleitorais, enquanto há outras 1.182 atas impugnadas e pendentes de resolução por parte dos diferentes Júris Eleitorais Especiais.
Leia também
Com 90% das urnas apuradas, Kuczynski lidera eleição no Peru
Peru escolhe presidente em duelo entre Fujimori e Kuczynski
Kuczynski pediu nesta terça a seus compatriotas que esperem até amanhã para se pronunciar sobre o resultado do pleito, mas destacou que os números da apuração confirmam sua vantagem sobre Keiko. A filha do ex-presidente Alberto Fujimori pretende passar o dia reunida com seus assessores e, ao chegar ao seu comitê de campanha, disse apenas que é necessário esperar os resultados finais com “tranquilidade”.
A Justiça Eleitoral pediu aos peruanos que mantenham calma até que sejam divulgados os resultados finais e elogiou a “maturidade e o compromisso com a democracia” que mostraram eleitores, candidatos e porta-vozes de organizações políticas. Cerca de 23 milhões foram convocados às urnas no domingo para escolher o sucessor do atual presidente, Ollanta Humala. Keiko venceu o primeiro turno das eleições no último dia 10 de abril, ao obter 39,85% dos votos, contra 21,01% de Kuczynski.
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.