Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colégios eleitorais dão início à votação geral no México

México, 1 jul (EFE).- Os colégios eleitorais do México começaram a abrir a partir das 8h locais deste domingo (10h de Brasília) no início do maior pleito da história do país.

As urnas elegerão um novo presidente, 128 senadores e 500 deputados federais, além de centenas de outros cargos públicos, até 2.127 postos de escolha popular. As urnas estarão abertas durante dez horas.

Os centros de votação já começaram a operar na capital e na parte central do México. A abertura das urnas será realizada progressivamente uma e duas horas depois nas regiões ocidentais do país, já que o México tem três fusos horários.

O censo eleitoral é de 79,5 milhões de idosos de 18 anos, que votarão nas 143.132 mesas eleitorais instaladas. A participação que se espera está em torno de 60%, segundo pesquisas de opinião.

O favorito nas pesquisas é o candidato Enrique Peña Nieto, de uma coalizão formada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) e pelo Partido Verde Ecologista do México (PVEM).

Em segundo lugar nas preferências de voto está Andrés Manuel López Obrador, candidato de uma aliança esquerdista, seguido de perto pela postulante Josefina Vázquez Mota, do governista Partido Ação Nacional (PAN). EFE