Clique e assine a partir de 9,90/mês

Colégios eleitorais abrem na Finlândia

Por Da Redação - 5 fev 2012, 04h29

Helsinque, 5 fev (EFE).- O segundo e definitivo turno das eleições presidenciais da Finlândia, nos quais podem participar 4,4 milhões de eleitores, começou neste domingo com a abertura dos colégios eleitorais às 9h (horário local, 5h em Brasília).

O conservador Sauli Niinistö, ganhador da primeira rodada, mantém uma clara vantagem sobre seu rival, o ecologista Pekka Haavisto, e é o favorito para se transformar no 12º presidente do país nórdico, já que as pesquisas lhe dão entre 60% e 65% das intenções de voto.

Os analistas preveem uma alta participação, que poderia se aproximar de 77,2% registrado no segundo turno das presidenciais de 2006.

Esta é a quarta vez que os finlandeses escolhem seu presidente de forma direta, depois que em 1994 se instaurou o voto universal em substituição de um complexo sistema de eleitores.

Cerca de 1,5 milhão de eleitores, 36% do censo total, utilizaram a possibilidade de depositar seu voto nos locais habilitados para o voto antecipado ou por correio.

Estes votos serão apurados ao longo da jornada e seus resultados serão apresentados pela autoridade eleitoral pouco depois do fechamento dos colégios, às 20h (horário local, 16h de Brasília).

Espera-se que a apuração final esteja disponível a partir das 22h (18h). EFE

Continua após a publicidade
Publicidade