Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Coalizão opositora ganha eleições na Croácia, segundo pesquisa prévia

Por Da Redação 4 dez 2011, 16h08

Zagreb, 4 dez (EFE).- A coalizão opositora de centro-esquerda liderada pelo Partido Social Democrata (SDP) ganhou neste domingo, com uma ampla vantagem, as eleições parlamentares na Croácia, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna.

Segundo uma pesquisa divulgada pela televisão pública ‘HTV’, a coalizão liderada por Zoran Milanovic obteve 44,5% dos votos, enquanto a governante e conservadora União Democrática Croata (HDZ), da primeira-ministra Jadranka Kosor, só alcançou 22,10%.

Se esses dados se confirmarem, a coalizão opositora conseguirá 83 das 151 cadeiras do Parlamento, enquanto a HDZ ficaria apenas com 40 e deixaria o poder.

Já as legendas partidárias Trabalhistas Croatas e a regionalista HDSSB ficariam com seis cadeiras cada uma, enquanto outros três partidos e listas independentes poderiam entrar na câmara com um ou dois representantes cada um.

A legenda partidária que confirmar sua vitória nesta eleição será encarregada de liderar a adesão da Croácia à União Europeia (UE), medida que deverá ser concluída somente em julho de 2013.

Além de sofrer os efeitos da crise financeira e econômica internacional, a Croácia viveu uma série de escândalos de corrupção no seio do partido governante HDZ nos últimos meses. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade