Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CNT toma o controle de porto ligado a Kadhafi em Sirte

Por Aris Messinis 27 set 2011, 07h24

Combatentes do novo regime líbio tomaram o controle do porto de Sirte, situado na parte oriental deste reduto de forças leais a Muamar Kadhafi, anunciou nesta terça-feira Mustafa ben Dardef, comandante do Conselho Nacional de Transição (CNT).

“Aconteceram confrontos à noite e atualmente controlamos o porto”, declarou o comandante da “brigada de Zanten”, mobilizada perto de Sirte, cidade natal do ditador destituído e que os combatentes do novo regime tentam conquistar.

“Quando nos aproximarmos do centro da cidade, acontecerão combates nas ruas”, afirmou Alai Saidi, enquanto seus companheiros se preparavam para os novos enfrentamentos.

Os novos combates explodiram na segunda-feira à noite perto do porto de Sirte. Este reduto kadhafista, situado 360 km ao leste de Trípoli, está cercado pelos combatentes do CNT, que avançam pelo leste e o oeste.

Na segunda-feira, as forças do novo regime localizaram um esconderijo de armas dos kadhafistas na frente oriental de Sirte e a Otan bombardeou alvos na cidade pelo terceiro dia consecutivo.

Continua após a publicidade
Publicidade