Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

CNT anuncia oficialmente detenção de Seif al Islam e garante julgamento justo

Por Da Redação 19 nov 2011, 15h41

Zintan (Líbia), 19 nov (EFE).- O primeiro-ministro interino líbio, Abdul Raheem al-Keeb, anunciou neste sábado oficialmente na cidade de Zintan, a 150 quilômetros ao sul de Trípoli, a detenção de Seif al Islam, e ressaltou que o preso terá ‘julgamento justo’.

‘Seif al Islam Muammar Kadafi foi detido e está agora sob detenção dos rebeldes de Zintan’, disse Keeb membro do Conselho de Transição Líbio (CNT), que classificou a detenção de ‘momento histórico’.

O filho de Kadafi foi detido nesta madrugada perto da cidade de Obari, a 800 quilômetros ao sul de Trípoli, por uma brigada de milicianos de Zintan, para onde foi transferido pouco depois.

Keeb que começou seu pronunciamento em quatro ocasiões com ‘Deus é grande’, afirmou que ‘Seif e os que estão com ele serão julgados de maneira justa, garantindo os direitos legais e os acordos internacionais, direitos dos quais durante 42 anos o povo líbio esteve privado’.

Ele insistiu que com sua detenção coloca-se um fim e dá ‘início a etapa de construção de um estado erguido sobre a liberdade, a lei, a justiça e a transparência’.

Keeb parabenizou os homens e mulheres líbios e os rebeldes pela vitória da sublevação e garantiu que o filho de Kadafi será tratado ‘como prisioneiro de guerra de acordo com as leis internacionais’. EFE

ms-jfu/dm

Continua após a publicidade

Publicidade