Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cinco mineiros foram diagnosticados com depressão

Ministro da Saúde afirma, porém, que “tudo foi previsto”

Cinco mineiros foram oficialmente diagnosticados com depressão. Eles fazem parte do grupo de 33 chilenos que foram soterrados no dia 5 de agosto, quando a estrutura da mina mina San José, na qual trabalhavam, no norte do país, desabou. Sem citar o nome desses funcionários, o ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que, apesar do problema psicológico, o que preocupa agora são as infecções cutânea e pulmonar.

O ministro destacou, porém, que tudo está sob controle. “Insisto, isso tudo já havíamos previsto e estamos resolvendo”, disse em entrevista à imprensa em Copiapó. Ao fazer seu relato diário, Mañalich contou que os resultados dos exames de urina realizados entre os mineiros foram satisfatórios. Segundo ele, quase todos tiveram diarreia, mas já superaram. Foi sugerido aos operários que se dividissem em 11 grupos de três e, em cada um deles, haverá um responsável por cuidar dos outros dois companheiros.

De acordo com Mañalich, profissionais do governo também estão fazendo pesquisas de tratamento à distância sobre todas as doenças possíveis de serem adquiridas nessas circunstâncias. A ideia é colocar em prática medidas que possam prevê-las e tratá-las.

Nesta sexta-feira, os operários receberam 1.200 calorias cada um. A partir de domingo, a cota subirá para 2.000. Nas últimas horas, foram enviados ao interior da mina roupas, calçados dobráveis, açúcar, remédios, material para colher amostras de sangue, medidor de temperatura, além de detergente para limparem a pele onde a sujeira não sai. Amanhã, os operários receberão ainda aparelhos de DVD e rádio.

Vídeo – Na gravação do vídeo feita pelos mineiros e divulgada nesta sexta à imprensa, apenas um dos mineiros se recusou a gravar. O ministro revelou que seu quadro de depressão é o mais grave. Após assistirem à gravação, a equipe que acompanha os operários fez um estudo com a família, para avaliar as diferenças entre seus quadros de saúde antes e depois do acidente.

O gerente de minas local, quando perguntado sobre por que as condições de umidade que aparecem no vídeo são muito piores do que ele tinha revelado antes, explicou que a causa do suor e da sujeira dos mineiros é a própria perfuração, que derruba água enquanto fura.