Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cinco argelinos detidos na Espanha por suposto vínculo com Al-Qaeda

A polícia espanhola prendeu nesta terça-feira de manhã cinco argelinos suspeitos de manter vínculos financeiros com o grupo da Al-Qaeda no Magreb e de fornecer material informático, em uma grande operação realizada em várias cidades do norte do país.

Mais de 150 policiais participaram desta operação que envolve pessoas suspeitas de manter vínculos “com uma célula de apoio logístico e financeiro a grupos terroristas que operam na zona argelina do Magreb, mais precisamente com a ‘franquia’ da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI)”, indicou um comunicado da polícia.

Segundo os investigadores, os cinco detidos, de 36 a 49 anos, “teriam vínculos em outros países europeus (Itália, França e Suíça) e prestariam colaboração financeira a estas organizações terroristas vinculadas à Al-Qaeda”.

Nos registros de seus domicílios, em quatro cidades do País Basco e de Navarra (Irún, Legorreta, Pamplona e Berriozar), a polícia descobriu “abundante material informático e documentação”.

A operação policial continuava aberta na manhã desta terça-feira e não se excluem novas detenções, acrescentou a polícia.