Cidade suíça deve ser abandonada por 10 anos para desmonte de arsenal
Ministério da Defesa suíço estima haver 3.500 toneladas de explosivos enterradas desde a II Guerra Mundial

Mitholz, uma cidadezinha no cantão de Berna, na Suíça, deverá ser esvaziada por mais de uma década, informou o governo local nesta quinta-feira, 27. O motivo é um enorme depósito de armas da Segunda Guerra Mundial, escondido no subsolo, que o Ministério da Defesa considera um risco “inaceitável”.
No fim de 2018, o Escritório Federal de Meio Ambiente (Foen) avaliou que a ameaça de uma explosão era significativamente maior do que se pensava no passado. Em relatório, o Foen relembrou uma explosão parcial em Mitholz em 1947, que matou nove pessoas e destruiu a estação de trem próxima da cidade.
Hoje, mais de 70 anos depois, cerca de 3.500 toneladas de munição permanecem enterradas sob as rochas do local, e as autoridades estão considerando remover a população para desmontar esse depósito e eliminar o risco de detonações.
“Dependendo de como se desenvolver o processo de retirada dos armamentos, os residentes devem se preparar para deixar Mitholz por mais de 10 anos”, afirmou o ministério.
Cerca de 170 moradores da cidade podem ter que deixar suas casas para facilitar a remoção, mas não antes de 2031, quando o planejamento da operação for concluído. As formações rochosas instáveis de Mitholz só podem ser removidas em camadas, e será necessário construir uma nova estrada para que as cidades da região permaneçam conectadas.
Contudo, para que a proposta vingue, os moradores teriam que aprovar o plano de deixar a área. A emissora britânica BBC reporta que uma consulta pública está em andamento para definir a melhor forma de proceder.
Segundo o portal de notícias suíço Swissinfo, um plano para cobrir toda a área com pedras e enterrar as munições continua na mesa, mas as autoridades e os moradores não desejam deixar “um presente tóxico para os descendentes”, como disse o gerente de projeto Hanspeter Aellig em coletiva na terça-feira 25.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)