Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cidade síria de Daraya recebe primeira remessa de comida desde 2012

Cercada pelas forças do regime sírio e alvo de constantes bombardeios, a população da cidade está cercada pelas forças do regime sírio há quase quatro anos

Um comboio de ajuda transportando alimentos entrou na noite desta quinta-feira em Daraya, na Síria, pela primeira vez desde 2012, quando começou o cerco das forças do ditador Bashar Assad a esta cidade rebelde, situada perto de Damasco.

“Nove caminhões estão atualmente descarregando ajuda alimentar em Daraya. Eles contêm alimentos secos e sacos de farinha, bem como ajuda médica”, afirmou Tammam Mehrez, diretor de operações da organização Crescente Vermelho na Síria. Mehrez destacou que a ajuda alimentar é suficiente “para um mês”, mas não precisou o número de pessoas ou famílias atendidas. A operação foi realizada com a cooperação das Nações Unidas.

Leia mais:

Sofrimento de cidade síria sitiada é registrado em vídeo divulgado pela AI

No dia 1º de junho, um comboio da Cruz Vermelha levou vacinas, medicamentos e leite materno, mas não levou alimentos.

Daraya foi uma das primeiras cidades a se rebelar contra o regime, em 2012, e também uma das primeiras a ser cercada. Em abril, a Anistia Internacional divulgou um vídeo que denunciava a terrível situação da população de Daraya, que sofre ataques das forças do regime desde novembro daquele ano, alvo de contínuos bombardeios com barris de explosivos.

Atualmente, cerca de 8.000 pessoas vivem sem provisão elétrica e sofrendo graves carências de alimentos e serviços médicos na cidade.

(Com AFP)