Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Ciclone tropical atinge força máxima a caminho da Austrália

Meteorologistas alertam que pode ser a tempestade mais perigosa em gerações

Por Da Redação 1 fev 2011, 20h53

Um poderoso ciclone tropical a caminho do nordeste da Austrália teve sua classificação revista e atingiu a categoria cinco, de força máxima. O fenômeno terá um poder destrutivo que não era visto há anos, com perspectiva de provocar danos sérios e ameaçar vidas no país, afirmaram autoridades na noite desta terça-feira. Os meteorologistas alertam que esta poderá ser a tempestade mais perigosa já vista em gerações.

O ciclone Yasi está a 650 quilômetros da populosa costa leste do país, onde deve chegar na noite de quarta-feira ou na manhã de quinta, segundo o centro de meteorologia. “Yasi é um ciclone tropical grande e muito poderoso que apresenta uma ameaça extremamente séria à vida e à propriedade. Esse impacto pode ser mais fatal do que qualquer outro já visto nas gerações recentes”, diz um aviso emitido pelas autoridades do estado de Queensland.

Milhares de pessoas foram retiradas da região, cujas minas, ferrovias e portos de carvão já estão fechados. Os ventos devem superar os 280 quilômetros por hora, potencialmente atingindo áreas que ainda se recuperam de vários meses de inundações. Mais de 400.000 pessoas vivem nas áreas pelas quais o ciclone deve passar, incluindo as cidades de Cairns, Townsville e Mackay, além de lugares turísticos na Grande Barreira de Corais da Austrália.

(Com agências France-Presse e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade