Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ciclone deixa prejuízo de R$ 1,5 bilhão no México

Em Nuevo León rios transbordaram, vias foram interrompidas e milhares de imóveis foram afetados

O governo do estado de Nuevo León, no México, avaliou em 7,5 bilhões de pesos (R$ 1,5 bilhão) o prejuízo provocado pelos ciclone tropical Fernand, que colocou a região em estado de emergência a partir deste sábado.

O governador, Jaime Rodríguez Calderón, assinou hoje a declaração de emergência para Nuevo León e apontou o valor preliminar apurado pelos estragos. O líder regional ainda anunciou que solicitaria que a Federação do Fundo Nacional de Desastres atuasse na recuperação da região.

“Teremos que fazer algumas mudanças estruturais financeiras. Os danos são muitos, o prejuízo que temos até o momento ultrapassa a possibilidade do estado. Ultrapassa também as possibilidades que os municípios poderiam ter”, admitiu Calderón, por meio de nota.

Na última quarta-feira, o Fernand trouxe fortes chuvas e ventos, provocando inundações e deixando uma pessoa morta.

Em Nuevo León, rios transbordaram, vias foram interrompidas e milhares de imóveis foram afetados, por causa de um temporal intenso, que segundo os meteorologistas, em seis horas, trouxe chuva esperada para seis meses.

O governador prometeu a prefeitos do estado, em reunião de emergência, que informará ao Congresso sobre a necessidade de utilizar recursos públicos para contornar os problemas causados pelo ciclone.

Com EFE