Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CIA volta a atacar com aviões não tripulados alvos da Al Qaeda no Paquistão

Por Da Redação 30 abr 2012, 12h09

Washington, 30 abr (EFE).- Os aviões não tripulados da CIA voltaram a atacar neste fim de semana alvos da Al Qaeda no Paquistão após a suspensão desta atividade devido às pressões de Islamabad, que condicionou a normalização das relações com os Estados Unidos ao fim desta prática, informou nesta segunda-feira o jornal ‘Washington Post’.

Os ataques das aeronaves conhecidas como ‘drones’ ocorreram no domingo na província do Waziristão do Norte. Quatro pessoas vinculadas à Al Qaeda teriam morrido na ofensiva, de acordo com a publicação.

O novo ataque com aviões não tripulados poderia complicar as negociações para que o Paquistão interrompa o bloqueio aos comboios da Otan com destino ao Afeganistão que passam dentro de seu território. A medida foi iniciada há cinco meses, quando as relações dos EUA com o Paquistão começaram a piorar.

Atualmente, uma equipe de dez negociadores liderada pelo Pentágono, que inclui funcionários da Casa Branca e do Departamento de Estado, está em Islamabad tentando abrir as principais rotas utilizadas pelas missões da Otan no Afeganistão.

O Governo paquistanês exige que Washington se desculpe incondicionalmente pela morte em novembro de 24 militares paquistaneses num ataque aéreo noturno na fronteira com o Afeganistão.

Os Estados Unidos lamentaram profundamente as mortes, mas o Pentágono disse que o incidente ocorreu devido aos erros cometidos pelos militares americanos e paquistaneses. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade