Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CIA tinha casa em Abbottabad para espionar bin Laden

Agentes usaram a base por meses para conhecer a rotina dos terroristas

Um pequeno grupo de agentes da CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, usou por meses uma casa na cidade paquistanesa de Abbottabad como base da operação que culminou com a tomada do refúgio de Osama bin Laden.

Segundo um funcionário ouvido pelo jornal The Washington Post, o time da CIA mantinha uma rede de informantes paquistaneses e “outras fontes” que ajudaram no reconhecimento das atividades dos moradores do complexo em que bin Laden se escondeu por cinco a seis anos.

Conforme o funcionário, que não quis se identificar, a missão da equipe no local era identificar o alvo e o terreno. “O trabalho de inteligência foi tão completo como tinha de ser”, disse.

Desde agosto o imóvel dos terroristas em Abbottabad era rastreado de todas as formas possíveis, desde imagens via satélite até escutas para identificar as vozes no interior.

A operação continuou em andamento até o fim da caçada, na segunda-feira (domingo à noite, no horário de Brasília) em que bin Laden foi morto pelo esquadrão de elite dos fuzileiros navais. Com o êxito da operação, a casa da CIA foi fechada.

(com EFE)