Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Churchill vai ser homenageado em nova nota de 5 libras

A ser lançada em 2016, cédula trará a efígie do político e sua frase mais famosa: 'Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor'

Por Da Redação 26 abr 2013, 12h58

A Grã-Bretanha vai homenagear o reverenciado estadista Winston Churchill em uma nova nota de 5 libras a ser lançada em 2016, que trará a efígie do político e sua frase mais famosa: “Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor”. O presidente do Banco da Inglaterra (banco central), Mervyn King, viajou nesta sexta-feira à cidade natal de Churchill, Chartwell, no sul do país, para fazer o anúncio.

Churchill, premiê na época da II Guerra Mundial, já havia sido homenageado em uma moeda de 5 xelins na década de 1960. Ele se junta a personalidades como Isaac Newton, William Shakespeare e Charles Dickens, que também tiveram seus rostos estampados em cédulas no país. “Winston Churchill foi um grande líder, orador e escritor britânico. Acima disso, permanece como um herói de todo o mundo livre”, disse King a parentes do homenageado.

Na História: Winston Churchill, o leão indomável

Há quatro cédulas de libra em circulação, e a rainha Elizabeth II estampa um lado de todas elas. No outro lado, personalidades nacionais se alternam a cada período de 10 a 20 anos. O Banco da Inglaterra disse que, embora o plano seja colocar Churchill na nota de 5 libras, essa decisão ainda não foi finalizada.

Leia também:

Leia também: Morre Margaret Thatcher, ícone de ferro do liberalismo

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade