Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Choques entre curdos e policiais deixam 1 morto e 10 feridos na Turquia

Istambul, 18 mar (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu neste domingo, dez ficaram feridas de forma leve e outras 106 foram detidas em distúrbios registrados em duas cidades turcas durante a realização da festa curda do Nowruz, que marca o início da primavera.

A vítima é uma pessoa de 57 anos que morreu em um hospital de Istambul, ao qual foi levada por causa dos gases jogados pela Polícia, denunciou em sua conta de Twitter Gültan Kisanak, um dirigente do partido pró-curdo Paz e Democracia (BDP)

A tensão era anunciada há dias na cidade, porque o governador, Hüseyin Avni Mutlu, havia negado a solicitação do BDP para celebrar a festa em uma praça pública.

Em protesto, cerca de 500 pessoas, entre elas vários deputados do BDP, se apresentaram neste domingo na praça de Kazlicesme, mas foram dispersados pela Polícia com gás lacrimogêneo, segundo informou a emissora turca ‘NTV’.

Em algumas regiões foram registraram enfrentamentos, com o lançamento de paralelepípedos e a destruição de várias marquises de ônibus.

Pelo menos dez pessoas sofreram ferimentos leves e a Polícia prendeu outras 106, segundo a agência ‘Anadolu’. EFE