Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China prevê 50 milhões de habitantes a mais até 2030 após reforma

Até 2030, a diferença entre os novos nascimentos e os falecimentos deve totalizar um saldo positivo do tamanho da população atual da Espanha ou da Colômbia

A nova autorização para que todos os casais da China possam ter dois filhos fará com que a população do país chegue aos 1,45 bilhão de habitantes em 2030, frente aos 1,39 bilhão projetado pelas Nações Unidas, previram nesta sexta-feira os demógrafos do governo chinês. Segundo o subdiretor da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar, encarregada dos cálculos demográficos, o relaxamento da política do filho único após 35 anos pode fazer com que o número de nascimentos anuais no país chegue a 20 milhões. Até 2030, a diferença entre os novos nascimentos e os falecimentos deve totalizar um saldo positivo de 50 milhões de pessoas – uma população do tamanho da Espanha ou Colômbia.

A última vez que se chegou a essa taxa anual de nascimentos número foi em 1977, e neste século o país mais populoso do mundo (quase 1,37 bilhão de habitantes atualmente) nunca alcançou os 17 milhões de nascimentos anuais. Calcula-se que entre 90 e 100 milhões de famílias se beneficiarão do fim da política do filho único, que será oficialmente finalizada após ser aprovada pelo Legislativo chinês, algo que deve acontecer ainda neste ano.

Leia também

China põe fim à “política do filho único” e libera casais a terem dois filhos

Turista se perde na Cidade Proibida e aparece 6 dias depois, a 100 km do local

A China “não está com medo de começar uma guerra com os EUA”, diz jornal estatal

Os especialistas consideram que as zonas rurais, onde vive 60% desses núcleos familiares, serão mais ativos na hora de ter mais filhos do que nas áreas urbanas, onde os altos custos da educação e da saúde podem dissuadir muitos casais nos quais tanto a mãe como o pai costumam trabalhar fora de casa.

Apesar dos novos números apresentados hoje pelo governo chinês, se mantém a previsão de que a China deixará em breve de ser o país mais populoso do mundo e será superado pela Índia. As Nações Unidas projetam que o número de habitantes na Índia superará os 1,52 bilhão em 2030.

(Da redação)