Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

China inaugura a linha de trem-bala mais longa do mundo

Com 2,3 mil quilômetros de extensão, rota vai ligar Pequim à cidade de Cantão

A China inaugurou oficialmente nesta quarta-feira a mais longa linha de trem-bala do mundo. Com quase 2,3 mil quilômetros de extensão, a rota liga Pequim à cidade de Cantão, também conhecida como Guangzhou, um polo industrial localizado no sul do país. A data de inauguração foi planejada para coincidir com o dia do nascimento de Mao Tsé-Tung, fundador do país.

Economia de doze horas – O primeiro trem partiu na manhã de quarta, às 9h de Pequim. De acordo com a previsão das autoridades, ele chegará ao seu destino em oito horas, o que representa uma redução de doze horas no tempo de viagem dos trens convencionais.

Um meio de transporte muito usado na China, os trens-bala viajam a uma velocidade média de 300 km/h e passam pelas principais cidades do interior do país, atendendo a seis províncias, nas quais vivem 600 milhões de pessoas – quase a metade da população nacional.

Com a inauguração da rota Pequim-Cantão, a China passa a ter 9,3 mil quilômetros de linhas operando, confirmando sua liderança mundial em malhas ferroviárias de alta velocidade.

(Com agência EFE)