Clique e assine a partir de 9,90/mês

China e Japão se reúnem pela primeira vez em três anos

O presidente chinês Xi Jinping recebeu o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe em Pequim antes de uma reunião de cúpula entre países asiáticos

Por Da Redação - 10 nov 2014, 06h33

O presidente da China, Xi Jinping, teve uma reunião privada nesta segunda-feira no Grande Palácio do Povo de Pequim com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no primeiro encontro de chefes de Estado entre os países após quase três anos – período marcado por conflitos territoriais e tensões por causa de fronteiras marítimas e aéreas – anunciou a agência oficial chinesa Xinhua. O encontro, a pedido da delegação japonesa, aconteceu nas horas anteriores à participação de ambos os líderes, nesta segunda e terça-feira, na 22ª Cúpula de economias do fórum Ásia-Pacífico (Apec), que este ano acontece em Pequim. O último encontro entre chefes de Estado de China e Japão tinha sido em dezembro de 2011.

Na reunião, segundo o comunicado distribuído pela agência estatal, o presidente da China assinalou que seu país “espera que o Japão siga o caminho do desenvolvimento pacífico e adote políticas militares e de segurança prudentes”. Ele acrescentou que a China sempre deu importância a seus laços com o Japão e defendeu um avanço destas relações, sempre sob o espírito de que ambas as partes “levem em conta a história entre ambos para olhar para o futuro”.

Leia também

China pretende estreitar laços militares com Irã

Continua após a publicidade

EUA defenderiam o Japão em eventual guerra com China, diz Obama

Na reunião ambos os chefes de Estado reconheceram “diferenças” em diversos aspectos da relação bilateral, mas se comprometeram a trabalhar para que essas divergências “não se transformem em obstáculos políticos ou em um inesperado conflito maior”.

(Com agência EFE)

Publicidade