China apoia mediação na Síria, mas evita falar sobre força de paz

Pequim, 13 fev (EFE).- O Governo chinês afirmou nesta segunda-feira que apoia os esforços de mediação da Liga Árabe na Síria, embora tenha evitado a falar sobre sua proposta em ralação a uma força de paz conjunta com as Nações Unidas nesse país, lançada no último domingo.
‘A China apoia os esforços de mediação da Liga Árabe e promete desempenhar um papel ativo para conseguir uma solução pacífica na Síria’, destacou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Liu Weimin.
O porta-voz também advertiu que as iniciativas das Nações Unidas devem ‘contribuir para a paz, para a estabilidade no Oriente Médio e, principalmente, para relaxar a tensão na Síria, sem complicar a crise ainda mais’.
Segundo Liu, as partes envolvidas diretamente no conflito, autoridades e oposição, devem criar um diálogo o mais rápido possível para ‘acabar com a violência e o derramamento de sangue’.
Recentemente, a China e a Rússia vetaram uma proposta de resolução das Nações Unidas contra o regime de Bashar al Assad, cuja repressão dos protestos já causou mais de 6 mil mortes na Síria, de acordo com várias organizações de direitos humanos. EFE
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.