Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

EUA podem usar força contra Coreia do Norte, diz chefe militar

Na sexta, o presidente Donald Trump subiu o tom diante da ameaça norte-coreana

Por Da redação Atualizado em 14 ago 2017, 09h11 - Publicado em 14 ago 2017, 08h45

O general Joseph Dunford, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, disse nesta segunda (14) que, caso as sanções econômicas e a diplomacia falhem, a opção militar poderá ser utilizada na Coreia do Norte.

O chefe militar do Pentágono chegou no domingo a Seul, onde se encontrou com Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, em sua primeira escala da excursão asiática destinada a analisar a escalada de tensão entre Pyongyang e Washington.

Na sexta, o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estão preparados para eventualidades militares e subiu o tom diante da ameaça norte-coreana. “Se atacar Guam, Kim enfrentará algo nunca visto”, disse.

  • A excursão asiática de Dunford, que inclui também China e Japão, se centrará nas últimas trocas de ameaças da Coreia do Norte e EUA.

    O chefe do Estado Maior Conjunto dos EUA também se reuniu hoje separadamente com o ministro de Defesa, Song Young-moo, e com o seu colega sul-coreano, Lee Sun-jin, que acaba de chegar ao cargo.

    A viagem procura coordenar posturas do eixo Washington-Seul-Toquio e Pequim, principal interlocutora de Pyongyang, e “tranquilizar os aliados e melhorar os laços entre os exércitos durante um tempo complicado na região”, segundo o Pentágono.

    (Com EFE)

    Continua após a publicidade
    Publicidade